terça-feira, 10 de março de 2009

Uma missão pela Liberdade

Certo dia, um rato chamado Jerry fugiu do Jardim Zoológico por um buraco.
O Sr. Joaquim, o dono do Zoo ficou irritado por perder um animal, mas como tinha mais não se importou.
Os outros animais do Zoo ficaram chateados ao ver o rato a rir à frente deles. O elefante perguntou logo:
- Como conseguiste fugir?
- Vi um buraco do tamanho da tua pata e fugi. He! He! - disse o rato.
- Não tem piada Jerry. Podes rir-te, mas nós estamos presos aqui neste Zoo. - disse a Águia.
- Tens razão, mas eu estou aqui para gozar a minha liberdade e não vejo maneira de vos ajudar.
- Pois, nem eu. Alguém conhece uma maneira de conseguirmos sair daqui? - disse o urso.
- Não! - Disseram todos em conjunto.
Ficou um silêncio enorme. Ninguém sabia o que fazer, pois seria difícil os animais grandes saírem do Zoo sem o Sr. Joaquim ver.
Passado algum tempo, o rato disse:
-Já sei! E se eu tentar entrar na sala da administração e roubar as chaves das portas todas? O que acham?
- Parece-me bem, vai lá e tenta! - disse o veado.
O rato entrou na sala da administração e roubou as chaves. Logo de seguida foi a correr ter com os seus amigos. Abriu as portas e disse:
- Agora que já estão soltos, para onde vão?
- Eu vou voar até encontrar um sítio com grandes rochedos e árvores. - disse a águia.
- Eu vou correr até encontrar uma caverna. - disse o urso.
- Eu vou andar até encontrar um sítio cheio de árvores enormes. - disse a girafa.
- Bem, mas se calhar isso fica muito longe. Porque não vamos todos juntos até ao cais de embarque, escondemo-nos dentro de um navio que vá para África e então poderemos desembarcar no continente onde temos muito espaço para viver em liberdade. - disse o gorila.
Seguiram a sugestão do gorila e, de noite, puseram-se a caminho do cais. Conseguiram esconder-se num navio e chegar ao seu habitat natural.
Afinal, os seres mais pequenos também conseguem fazer tudo o que os maiores fazem! Não interessa tamanho ou sabedoria, às vezes basta ser esperto e a união faz a força, unidos vencemos tudo.

Tiago Jesus (5º A 2008-09)

Sem comentários:

Enviar um comentário