domingo, 6 de dezembro de 2009

O Urso Pardo e o Passarinho

Normalmente, o urso Pardo é um mamífero carnívoro que pertence à família dos ursídeos. Mas, este ursinho da minha história é um animal diferente, pois é herbívoro e muito amigo dos outros animais.
O meu urso Pardo, mais conhecido por Nani, vivia com a família numa casinha no bosque.
Era um ursinho muito tímido e por isso não tinha muitos amigos por ali. Andava quase sempre a brincar sozinho.
Numa manhã de inverno, enquanto o pequeno Nani brincava no bosque com a sua colecção de carros, que lhe tinha sido oferecida pela família, avistou várias espécies de aves que cobriam quase todo o céu a andarem sempre na mesma direcção.
Achou aquele acontecimento muito estranho, pois era a primeira vez que via tantas aves juntas, mas continuou a brincar.
De repente, ouviu um barulho vindo de uma árvore. Aproximou-se e viu um passarinho ainda muito pequenino. Parecia que se tinha magoado com a queda.
Então, perguntou-lhe:
- Olá! Estás bem?
- Quem és Tu? Não posso falar com estranhos!
- O meu nome é Nani, e vivo neste bosque com a minha família. E tu? O que te aconteceu?
- Estava a viajar com os meus pais à procura de regiões mais quentes e de repente desequilibrei-me e vim parar a esta árvore. Agora, não sei o que fazer, acho que a minha asa está um pouco ferida. Não consigo mexê-la!
- Se quiseres, eu posso ajudar-te!
- Isso, era bom!
- Espera aqui um pouco. Eu vou buscar uma ligadura para a tua asa ficar boa num instante.
Então, o ursinho deixou o passarinho, por instantes, e foi a casa buscar uma ligadura.
Pé ante pé, para não fazer barulho, entrou na sua casa, pegou na ligadura e foi ter com o passarinho.
Quando chegou ao pé do passarinho, pegou-lhe na sua asa e começou a enrolar a ligadura em volta da asa.
- Então, passarinho como te estás a sentir?
- Olha, já consigo mexer a minha asa. Não sei como te agradecer!
- Não precisas de me agradecer. Vai ter com os teus pais e volta ao vosso percurso.
- Obrigada, por tudo, Nani! Eu pensava que os ursos não eram amigos, mas enganei-me.
E assim, depois de se despedir do Ursinho, voltou para perto dos seus pais. Nani tinha percebido que agora tinha mais um amigo. E, todos os anos, no Inverno, durante a migração, o passarinho passava por ali, para visitar o seu amigo Nani.
Andreia Silva (6.º A 2009-10)

Sem comentários:

Enviar um comentário